Tuesday 21 October 2008

um mês depois - o que mudou MESMO?

Já um mês sem visitar meu próprio blog. Ajuda bastante o fato da minha Internet na Tanzania ser tão tão tão ruinzinha!

Tanta coisa no mundo e eu não vou mencionar as palavras "crise financeira", mas vou mandar vocês para um link muito legal para a transcrição de um programa de rádio entrevistando algumas das pessoas REAIS dos muitos elos da cadeia de irresponsabilidade (eu diria, de maluquice) das tais vendas de mortgages (vai ser difícil explicar, não sei as palavras em Português, então vou mudar de assunto). Tem um google document bem engraçado também.

Aqui na Tanzania, como li num jornal ontem, não temos a crise porque vivemos na crise, assim, tudo fica na mesma, em geral. O verão tá chegando, e pra quem não tem ar condicionado a vida vai ficando difícil, difícil de andar na rua, de pegar o dala-dala (as vans daqui - preciso tirar uma foto!), de dormir com teto de zinco, buscar água lá longe.

Diz o East African, um jornal que eu gosto, um jornal que é aparentemente lido pelo/s editor/es antes de ir pras ruas, que está dizendo que o Malawi (?? já ouviu falar no Malawi?) está se dando bem na agricultura ESPECIFICAMENTE porque não seguiu a receita do FMI e do Banco Mundial em 2005 e deu subsídios pros seus agricultores. Assim, o BM e o FMI se retiraram do país para puni-los e 3 anos mais tarde o Malawi está se dando super bem em termos de produção agrícola, exatamente dando subsídios pros agricultores. Os países da região visitando pra ver como é, etc etc. Imagina, receitar não dar subsídio pra agricultura num lugar onde os "agricultores" não tem nem uma vaquinha, um boizinho, uma mula. É demais, vai ser ruim de receita assim lá longe.

Eu estou morrendo de vontade de ir a Rwanda, por exemplo, já há alguns meses quando eu li vários livros seguidos sobre a região. O país saiu daquele massacre absurdo do famoso genocídio de 1994 (o primeiro genocídio foi em 1959, e foi seguido de vários outros), e agora é modelo na região. É o único parlamento no mundo que tem mais mulheres do que homens, 44 de 80. Mudou de língua de ensino de Francês pro Inglês - como segunda língua, porque a primeira é Kinyarwanda -, que as crianças aprendem já no terceiro ano primário. O papel da França durante o genocídio é uma verdadeira vergonha para o planeta, apoiando os genocidaires. Tá cheio de novidades boas em Kigali, a capital de Rwanda. Kigali ganhou o prêmio UN-Habitat pela limpeza da cidade, sem plástico, lixo e baixa criminalidade! Além disso, eles vivem ganhando outros prêmios nisso e naquilo, é impressionante, um paizinho daquele, e que povo sofrido!

Na bela África do Sul, continua o circo. Depois do partido ANC ter "retirado do mercado"(como fala em português "recall"?) o presidente do país e colocado lá um outro enquanto o mr. Zuma se prepara para ser eleito, tem várias divisões internas no tal partido do famoso Madiba (Mandela). Parece que para evitar mais divisões vão apressar as eleições pra ganharem logo...

Ixe, e o Zimbabwe que continua na mesma, mesmíssima coisa. É só olhar as notícias velhas que tudo bem.

E um ex-ministro aqui da Tanzania, pego com a mão na massa com um milhão de dólares que não podia explicar, disse que aquilo eram "migalhas"!!!!! Qual terá sido a mensagem de sua excelência?

E a rainha da Inglaterra, pobrezinha, que perdeu 47 milhões de (dólares? libras?) xxxx em Outubro, com a "crise" financeira... ops, disse que não ia falar nisso!

etc etc