Monday 12 October 2009

trem-bala, bicicletas e os pedestres

Visito os jornais do Brasil por dois dias seguidos.

No fim de semana, encontro a notícia de que 73% dos motoqueiros não respeitam a faixa de pedestre em Sao Paulo, causando enorme número de acidentes de trânsito (não que os carros sejam MUITO melhores, mas já aprenderam alguma coisa...), ferindo pessoas.

Daí a notícia explica que o problema é que os motoqueiros querem sair sempre na frente nos carros. É compreensível, uma vez que é mais fácil dirigir onde não há carros, num trânsito caótico como o vosso aí no Brazil-zil-zil. MAS, uma solução muito simples - esta é minha sugestão para as vossas demonstrações populares reclamando uma solução JÁ - é reservar cerca de 4 metros imediatamente após as faixas TODAS da cidade, em áreas de maior trânsito, e talvez 2 metros em áreas de menor trânsito, para MOTOS e eventuais bicicletas - parece que o número de bikes está também a aumentar progressivamente.

É só uma questão de parar os carros um POUQUINHO antes... UAU, parece mesmo fácil. O resto é só educação, o que parece a parte fraca da coisa, pois li que somente 0.4 ou 0.6% das multas hoje aplicadas em Sampa se referem a carros ou motos avançando sobre a faixa do (POBRE!) pedestre! Bem, é claro que precisa educar o pedestre também para não avançar para a rua!

Ah, e o trem-bala? Este li hoje; e lembrei de uma conversa há uns dias atrás: perguntei a brasileiros o porque de se chamar este trem entre SP e Rio de trem-bala. Bom, só a pergunta meio que assustou os gajos: por que alguém questionaria isso?

Eu penso que a denominação BALA é muito violenta, militar, e lembra algo que vai ferir etc. Pelo menos pra mim, pra você não? Minha sugestão é chamar o bicho de TREM-RÁPIDO, ou TREM-EXPRESSO, ou mesmo adotando a mineirice chamar de TREM-BÃO, já que o "desenvolvimento" brasileiro acabou com qualquer possibilidade de transporte ferroviário para poder ajudar a consumir o petróleo do mundo (Viva JK!), e qualquer trem agora já é um trem-bão!