Saturday 24 October 2009

Tanzania dando lugar a novas paragens SOON...

Muito, muito trabalho e pouco tempo para contar as coisas. Um resumo rápido seria cheio de viagens, novos desafios, pessoas interessantíssimas, grupos de trabalho, alguns sucessos muito significativos, novas portas se abrindo, poucas se fechando!
Mas como é muita coisa, e talvez não venha ao caso, vale dizer que o tempo de Tanzania está quase no fim e que nos preparamos para novos ares na África do Sul e na França, não sabemos bem em que ordem, e qual a proporção do tempo em cada um destes países.
Dezembro sera o mês da grande mudança. Até cerca de 10 de Dezembro, ainda estamos fechando as últimas pastas, caixas e encontros desta fase. Depois, uma tentative de pausa por umas semanas. Brasil para o Ano Novo depois de muitos e muitos anos.
2010 promete. O trabalho com a Universidade de Wits, no nosso Professional Certificate in Education Finance continua, com as primeiras duas semanas de curso já iniciando no dia 18 de Janeiro. O trabalho com a InWent também continua em 2010, com o lançamento dos Módulos de capacitação em POEMA por volta de Abril ou Maio. Alguns trabalhos extras estão discutidos, vamos ver o que acontece mesmo: gestão de risco de calamidades, educação em Benin na África Ocidental, onde nunca trabalhei antes, visita a Rwanda, talvez uma cooperação com uma Universidade em Moçambique, talvez mais desenvolvvimento de formação de lideranças, na trilha em construção há tantos anos. Para coroar este interessantíssimo universo de possibilidades, tem o projeto de doutorado, já aceito pela Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Em casa, muito progresso academico, com muita gente avançando nos estudos, descobrindo caminhos, criando história: Peter com Nyerere, Caetano com José Siqueira, Davi com Becker e os filhos. Mas tem histórias também do Ricardo, com o mestrado em engenharia, a Carol, com o fim da pós na FAU e muita aventura pela frente, o Gabriel, com o job de limpar o solo de Sampa. Tem a Marilia de casa renovada, tem a Helo de casa nova. Tem a copa do mundo - claro, de futebol! - na África do Sul - quem vem?
Tem muitos amigos esperando pelo mundo: vai dar? Em Shangai, China, em Uganda, em Benin, em Portugal, no México, no Chile, na França, no Vietnam, no Paquistão, na Austrália. Tem amigos em Natal, Maceió, Salvador, Manaus, São Paulo, Rio...Tem Visconde Mauá pra rever, tem a Grécia pra conhecer. O que sera que vai rolar?
A Tanzania virando passado, mas amigos ficando no peito, poucos e queridos.
Moçambique continua minha casa, se os Moçambicanos continuarem abrindo as portas.
A França vai virar casa? Michele e Lis preparam a festa?
E a vó vai fazer 93 anos? E o Caetano fez 30 e o Davi 23.
Quanta coisa possível, e isto é só 2010! Deixa eu ir e cuidar de 2009, que ainda tem muita água pra rolar.