Saturday 5 December 2009

Já foi, fui

Já fui!

Não é bem verdade, porque escrevo de Moçambique, de onde saio e ainda passo 2 dias na Tanzania antes de sairmos, mas para todos os efeitos a próxima residência é a África do Sul, pelos próximos 4 anos. Isso se deve ao fato de Peter e eu sermos doidos o suficiente para, em meio a muitas obrigações, nos propor a fazer um doutorado. Ele escreve sobre Tanzania e Gana, eu sobre Moçambiqe, meu país de adoção. Não que eles tenham me adotado porque vocês sabem que os Estados em geral colocam muitas barreiras para o amor entre pessoas e países. É muito complicado se viver no país que você ama. Isso vale para Brasileiros e o Brasil, para Alemães e o Brasil, ou para Brasileiros e Moçambique, Holanda ou Portugal ou mesmo a Papua Nova Guiné. O único país que ainda parece ser mais ou menos amistoso em relação à migração é a Austrália, e mesmo assim...

Enfim, se não Moçambique os Moçambicanos aceitam meu amor, e assim vamos vivendo maritalmente.

Uma de nossas pernas já está também de mudança para a França, onde um dia pretendemos seguir a família materna do Peter e aproveitar a vida com a tradição fascinante dos bons vinhos - simples vinhos, mas às vezes, perfeitos -, dos tomates cheirosos, do melão maduro, da ratatouille, do peixe fresco de Marseille.

Há mais novidades mas escrevo em trânsito. Logo mais, mais.