Thursday 10 June 2010

É amanhã!

Hoje fui ao consulado do Brasil em Cape Town pedir mais um passaporte. Meus passaportes têm uma vida útil MUITO baixa, por causa do meu trabalho em Moçambique. Cada entrada em Moçambique come 2 páginas do passaporte. Este durou um ano e 3 meses, mas foi bom porque a foto minha no passaporte foi tirada às 5 da manhã numa dessas cabines de fotos automáticas, no caminho para ir esquiar em Chamonix! Eu estou toda de preto, de casaco e de cara de cama, eu heim! Isso porque quando eu vi que a cabine podia fazer fotos 5x7 cm eu aproveitei, porque poucos fotógrafos fazem este formato exigido pelo passaporte brasileiro.

Mas agora parece que o Brasil entrou no mundo informatizado também em suas representações no exterior: é tudo centralizado no Brasil, etc etc. Nem sei que cara vai ter o passaporte, mas com certeza vai ter o mesmo número ridículo de folhas! E agora o bicho custa 120 dólares!

Lá no centro da cidade tem um pouco mais da atmosfera de Copa do Mundo. O Peter resolveu comprar várias bandeiras para representar os nossos muitos países: Alemanha, França, África do Sul, Brasil. Pelo menos. Não compramos nem de Moçambique nem da Tanzania, mesmo porque a China esqueceu de fazer bandeiras destes países. A China? SIM, tudo tudo da Copa foi feito na China, excetuando os makarapa, uma invenção local. O resto é tudo chinês!

De volta ao assunto, compramos as bandeiras por muitos e ridículos rands (eu me recusei, mas o Peter não me deixou estragar a festa!). Agora podemos torcer de forma mais nacionalista ou, no nosso caso, internacionalista.

Falta uma TV em casa, temos uma velhinha bem pequenininha. Vai ser difícil ver onde anda a bola...

A Hilda me escreveu lá da Moldova (acho que em Português é Moldávia)e me disse que ela está tendo the time of her life down there! Beijos e beijos procê!

I must go and work.