Tuesday 12 August 2008

o mundo de novo

Em Dar es Salaam, abandono o blog. Com este calor, não dá vontade de nada, e ainda não é um calor terrivelmente suficiente para queimar as reservas mundiais de combustível fóssil ligando o ar condicionado.

Sim, a Tanzania usa muitas estações de geração de eletricidade através de óleo diesel. Dá medo de acender a luz e aumentar uns graus na temperatura do pólo norte.

E os jogos olímpicos a concentrar muita atençao do mundo, mas no pacote de acesso a canais de TV aqui em csa não tem um só canal que transmite os jogos. É ridículo. Teríamos que fazer um upgrade e pagar mais 30 dólares pro mês. Ainda estamos pensando no assunto.

E guerra. É inconcebível, é ridículo, é cruel e mesmo assim não é surpreendente que Georgia e Rússia se ataquem sem pensar e sem avisar a população que de repente tem mísseis explodindo no seu quarto, na sua cozinha no meio do almoço. Uma semana de guerra e cerca de 4 mil mortos! Sem palavras. Para entender bem a questão, o ideal é visitar a Al Jazeera, meu jornalismo preferido (em inglês somente).

Minha internet está ridiculamente ruim. Conecta e desconecta todo o tempo. Mesmo agora enquanto escrevo ela está me avisando que não pode salvar este texto, cuidado, etc. Uma meleca, sorry.

Nosso carro também está doente. Na verdade, eu hoje também estou doente, desde ontem. Vou sair agora para um teste de malária, muita dor de cabeça, uma febrinha, e dor no corpo. vixe!

Fora isso, a África do Sul continua amando Jacob Zuma, as pessoas em Darfur continuam a ser estupradas e mortas e sequestradas - especialmente as crianças, para lutar. As guerras por aqui usam muito as crianças que, raptadas, não tem o que fazer mas obedecer aos adultos para poder sobreviver e comer. Isto inclui serem os primeiros a atacar quando há ataques armados. A explicação é que as crianças ainda não têm valores morais desenvolvidos e daí matam sem problemas.


No Zimbabwe (que bom que não nos aceitaram!) continua a palhaçada das negociações para fazer um governo de coligação entre sua excelência que não quer desgrudar do trono e a outra sua excelência que está a ver algumas perspectivas de poder. Não é uma solução decente. A União Africana está mediando esta conversa, mas para mim não tem conversa. Tem que fazer eleições de novo, e tem que parar de matar as pessoas antes das eleições para meter medo nelas.

enfim.