Wednesday 19 September 2007

Dia de sol em Berlin


O outono começou mesmo, e aqui em Berlin também.

Anteontem fez um dia de verão total, com o povo de camiseta na beira do rio Spree até bem tarde da noite. Nem acreditei! Eu tinha ido visitar uns amigos que eu não via desde 2003, dos tempos da Tanzania. Eles têm dois filhos, e às vezes íamos juntos para a praia - a South Beach - em Dar es Salaam. Voltei quase meia noite, andando devagar, curtindo a noite morna.

O Rio Spree fica num antigo vale glacial, quer dizer, foi criado quando as geleiras derreteram depois da última era glacial há cerca de 10.000 anos. Um povo criativo, os berlinenses cercaram uma parte do rio para fazer uma piscina pública. Aqui na foto, o cais Leste.



Daí, pronto, ontem amanheceu chovendo canivetes (ou em inglês, cachorros e gatos - as in "it´s raining cats and dogs!), mas de tarde abriu o maior sol de novo. E frio de Outono! As folhas amarelando e avermelhando aqui também.

Fui visitar um lugar me dado como dica por umas brasileiras que eu encontrei aqui no hotel. Tem um mooonte de brasileiros aqui no Hotel Berlin. É uma loja de departamentos chamada KaDeWe (fala-se cadevê), mas a coisa não era a minha praia. Uma loja de produtos de marca, 7 andares de luxo, um horror! Dior, Bulgari, Yves Saint Laurent e todo o resto. Coisas em liquidação, coisinhas, tipo meias, por 50 euros (cerca de 130 reais). Havia muitos brasileiros lá também.

À noite fui encontrar uma outra amiga também dos tempos da Tanzania. Ela trabalha para o ministério do exterior. Fomos a um japonês e ficamos entre conversa fiada e sushis entre 5 e 10 da noite!

Hoje, além do trabalho - tenho trabalhado cerca de 4 horas por dia aqui no hotel -, vou tentar ir a uma exposição do Salvador Dali. Se voces quiserem ver um pouco das obras dele, visitem a galeria.